Na prática, essa automação é voltada para a realização de atividades de marketing - como envio de e-mails e segmentação do público - de forma automática, por meio da programação.
Para o processo, um software é programado de modo a “orientar” a realização dessas atividades e, por isso, a ferramenta está apta para seguir os comandos do usuário e otimizar a rotina das equipes.
Por meio desse processo a empresa pode realizar as vendas de produtos e serviços de forma mais qualificada, conversar com os clientes mais rapidamente e melhorar o relacionamento com os leads (que são os clientes em potencial da sua marca).
Mais ainda, a automação de marketing também permite que os profissionais otimizem o seu tempo, podendo atuar em outras atividades mais relevantes. Como resultado, a empresa melhora a atração e retenção de clientes, além de reduzir os custos com aquisição.
Diante dos impactos da automação dos processos que compõem o marketing digital, neste artigo você compreenderá como automatizar os processos da sua empresa.
A importância da automação de marketing
O processo de automação consiste na programação de um software para a realização de alguma atividade ou demanda.
No cenário do marketing, assim como das vendas, algumas atividades que podem ser automatizadas são:
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Elaboração de landing pages;
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Envio de email marketing para a nutrição de leads;
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Agendamento de postagens no site e nas redes sociais;
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Gerenciamento dos conteúdos online da empresa;
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Emissão de relatórios com dados dos usuários.
De forma mais específica, cabe explicar alguns dos tópicos acima.
A criação de landing pages, por exemplo, é importante para converter leads, capturando informações essenciais sobre os clientes em potencial para um relacionamento mais efetivo.
Além disso, além de captar esses usuários é essencial nutri-los por meio dos seus canais de comunicação, como redes sociais, site e o próprio envio de email marketing.
Por meio do software é possível fazer esse agendamento de postagens, evitando qualquer esquecimento e facilitando o processo de criação e publicação de conteúdos de forma estruturada e estratégica.
Ainda, existe a possibilidade do profissional acompanhar a emissão de relatórios que são essenciais para a tomada de decisão do que tem dado certo (ou não), dentro da campanha de marketing.
Ou seja, a automação contribui para que atividades cruciais para o desenvolvimento do negócio sejam realizadas de forma facilitada e ágil, possibilitando que os profissionais foquem em outras demandas.
Diante disso, podemos apontar ao menos 5 benefícios que a automação de marketing consegue promover para o seu negócio. São eles:
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Aumento do número de leads;
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Capacidade de integrar os canais de comunicação;
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Aumento do número de vendas;
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Aumento do retorno sobre o investimento (ROI);
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Processos de venda ainda mais otimizados.
Toda empresa deseja aumentar o número de clientes, realizar as vendas e manter um bom relacionamento com o usuário a longo prazo e a automação é uma forma assertiva de fazer isso e, ainda, tomar decisões importantes de forma estratégica e embasada (a partir dos dados coletados).
Diante disso, vamos entender como sua empresa pode automatizar os segmentos de marketing e venda.
Como investir na automação de marketing e vendas?
Agora que você já sabe sobre a importância da automação de marketing para a sua empresa, vale a pena entender como isso pode ser implementado em seu negócio, com a finalidade de trazer vantagens para a sua empresa.
Dessa forma, separamos alguns passos que são importantes para que isso ocorra.
O primeiro deles é entender quais são suas demandas e objetivos em termos de marketing e de vendas. Para isso considere quais são as redes sociais que o público está e que você pretende utilizar, os aspectos do site, frequência de postagem, se há um mapeamento de clientes, dentre outros.
Ou seja, um levantamento será necessário para identificar como a automação pode ajudar a sua empresa de forma específica.
Depois, é importante identificar o melhor software de automação para o seu negócio, considerando as demandas.
Essa atividade pode ser favorecida pela equipe de marketing, que possui mais experiência no segmento. E aqui você pode contar com o time da Agência 4F!
Com o software escolhido, é importante fazer uma separação das atividades conforme a jornada de compra do cliente.
Jornada de compra e ferramentas complementares
De modo geral, o ciclo de vendas começa com o desconhecimento do público sobre a marca ou as soluções que precisam para determinado problema.
A partir das pesquisas online ela passa a reconhecer seu negócio e evoluir para a nutrição (por meio dos conteúdos), até chegar ao processo de decisão da compra.
Isso é importante para que sua empresa possa se organizar em relação ao tipo de conteúdo e planejamento de material que deve ser feito, bem como identificar possíveis gargalos que podem ser resolvidos com o processo de automação, criando pontos de contato mais efetivos.
De modo a finalizarmos a discussão, é possível identificar também se existem outras ferramentas que podem ser úteis para o seu negócio, de modo a integrar os setores de comunicação e vendas com os demais e qualificar ainda mais a dinâmica do negócio.
A partir disso, será possível começar a usufruir de resultados positivos por meio da automação de marketing para o seu negócio.
Dessa forma, avalie a possibilidade da inserção de um software de marketing e vendas automatizado mais adequado para suas necessidades, simplifique os processos e qualifique os resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.