Podemos dizer que são insights em segunda mão, pois acompanhamos bem de perto, mas daqui do Brasil, a maior feira de varejo do mundo: a NRF’s Big Show 2023. Mas em 2024 traremos insights em primeira mão direto de NY ;-)
Os assuntos mais comentados da grande mídia foram metaverso, sustentabilidade e uso de tecnologias inovadoras em ambientes de varejo das diversas redes que expuseram na feira, mas nós mergulhamos com alguns especialistas que estiveram por lá, entre eles os curadores da BTR-Varese e da Beauty Fair, e trouxemos aqui 3 insights pouco sexys, mas muito importantes para o nosso varejo no Brasil.
O contexto para esses 3 insights a seguir é o caótico cenário macroeconômico de 2022, com um cenário de guerra e pós pandemia que elevou a inflação e prejudicou a cadeia de suprimentos de maneira global. Olhando nossa casinha, temos ainda as eleições de 2022 com impactos em todo o segundo semestre do último ano.
Mas vamos aos insights:
1. Back to basics
"O novo normal é o velho normal” foi o tema da palestra entre o CEO do Walmart e o professor de Harvard Dr. James Cash (nome sugestivo para o varejo rsrs). No cenário atual, o varejo precisa se concentrar no básico, que é sortimento, relacionamento e personalização de experiências, e usar a tecnologia para potencializar esses valores. E isso vale tanto para uma rede de centenas de lojas quanto para aquela loja única e exclusiva do seu bairro.
2. A importância das pessoas e comunidades
Seja o time do varejo, seus Clientes ou quem vive no entorno das lojas físicas e de toda a cadeia de suprimentos… aprender a lidar com negócios localmente envolve entender a cultura do local e das pessoas dali. Despontará no mercado aquele que perceber e atuar nessa frente, e mais uma vez vale para grandes redes ou para pequenos negócios locais.
Basta dar uma volta por diferentes regiões do Brasil e observar a força das redes de supermercados locais, que sobrevivem à concorrência das grandes redes por conhecerem e atenderem ao contexto das comunidades onde estão inseridas.
3. CRM - Gestão do relacionamento com Clientes
Para não sermos tendenciosos, deixamos esse ponto por último.
Mas sim, foi um assunto dos mais falados ao longo dos 3 dias do evento. Seja do ponto de vista da comunicação em canais digitais, do uso de dados para a tomada de decisões ou do caminho para conhecer profundamente os Clientes e fideliza-los.
E sobre fidelização, também ficou claro que programas de fidelidade são alavancas cruciais para aumentar o poder de compra dos Clientes e incentivá-los a voltar.
Como esse tema nós dominamos, fica o convite para você trocar uma ideia com o nosso time e entender como um programa de fidelidade vai te ajudar a conhecer seus Clientes, criar um relacionamento próximo com eles e aumentar suas vendas. É só acessar nosso site agencia4f.com.br e escolher um canal de contato ;-)