Parece uma unanimidade dizer que sempre é hora de investir em marketing, principalmente quando você recebe um e-mail marketing do seu concorrente, quando encontra no seu feed do Instagram um anúncio patrocinado dele ou quando está em uma roda de conversa com empresários em que todos já investem.

 

Se vai investir para satisfazer o seu ego ou apenas para reforçar sua marca, vai lá! Investe sem medo de ser feliz… Mas se seu objetivo é vender mais e fidelizar seus Clientes, saiba que existem algumas premissas básicas para que seu investimento gere o retorno esperado. E se essas premissas não forem atendidas, o melhor a fazer é adiar esse investimento.

 

Mas calma que nós vamos te ajudar a entender!

 

 

1ª premissa: Capacidade de investimento

 

De acordo com o Conselho Federal de Administração (CFA), o recomendado para uma empresa sólida que já atua há algum tempo no mercado é investir em marketing de 7 a 12% do seu faturamento, já considerando os custos da prestação de serviços e o investimento em mídias e ferramentas.

 

Isso é um ponto importante, pois para escalar as vendas de uma empresa através do marketing nesse mundo que é digital se faz necessário um investimento considerável, e é necessário ter um bom fluxo de caixa para enfrentar o período de maturação de indicadores.

 

Já se o seu negócio é novo e possui um plano de negócio definido onde o poder do marketing para escalar sua empresa no mercado está claro, o céu é o limite para o seu investimento.

 

 

2ª premissa: Maturidade do negócio

 

A grande sacada aqui é ter maturidade com o seu negócio a ponto de entender sua cadeia de valor e conhecer os indicadores de cada uma das etapas dela.

 

Sobre a cadeia de valor do seu negócio, trata-se do caminho que seu Cliente percorre desde a percepção do problema que ele possui, passando pela identificação da sua empresa como uma possível solução até realmente se tornar um Cliente. E isso inclui toda a sua operação, o processo de produção ou prestação de serviço, a entrega, entre outros pontos.

 

Vamos detalhar a seguir as etapas de uma cadeia de valor de negócio padrão:

 

1. Geração de demanda

Como sua empresa atrai pessoas interessadas em comprar o que você vende?

Indicações, tráfego local, anúncios pagos, etc. Todos são importantes e você precisa conhecer a capacidade de geração de demanda de cada um deles.

 

2. Comercial

Como sua empresa atende a demanda gerada?

Você mesmo é o vendedor, possui uma equipe de vendas, possui um e-commerce para vendas online, etc. Essa interação é crucial para converter as oportunidades em vendas.

 

3. Fidelização

Seu produto ou serviço pode ser comprado novamente por seus Clientes atuais? Se sim, existe um processo definido para capturar essas vendas? Se for um serviço recorrente, sua empresa sabe como reter os Clientes?

 

4.Operação

Se aumentar a demanda de pessoas interessadas em comprar o que você vende sua empresa está preparada para produzir e entregar mais ou prestar mais serviços?

 

Se você consegue responder pelo menos uma entre a 1 e a 3, por mais que as respostas não sejam as que você gostaria de ter, podemos dizer que é hora de investir em marketing, pois esse investimento quando bem feito ajuda sua empresa a equilibrar os 3 pontos iniciais da cadeia de valor.

 

Já o ponto 4 é uma condição necessária para que uma estratégia de marketing gere retorno para a sua empresa. Se não consegue produzir mais, não é hora de investir em marketing, pois pode gerar uma insatisfação de seus Clientes com produtos ou serviços de má qualidade, atrasos na entrega, entre outros problemas.

 

Se sua empresa já tem a maturidade necessária, clique aqui e agende uma conversa com o time da Agência 4F. Vamos montar um diagnóstico e um plano de ação personalizado e gratuito para a sua empresa