A VITRINE DIGITAL PARA RESTAURANTES

 

Neste post você encontra:

 

- O mundo digital como recurso de vendas **e fidelização** para restaurantes.

- Três dicas surpreendentes para utilizar em seu negócio alimentício.

 

Muitos de nós acreditamos que só por termos um estabelecimento físico, onde se tem contato com o público, táticas do marketing digital podem parecer irrelevantes, mas saiba que isso não é a realidade. E vamos te mostrar nesse artigo o porquê.

 

Atualmente, as pessoas ficam com o celular na maior parte do tempo, navegando pelas redes sociais e outros sites, onde tem o contato com anúncios diversos, que geram os primeiros insights na cabeça dos consumidores. Outro hábito comum é pesquisar na internet lugares para quando for sair e se divertir ou ir em um restaurante.

 

E a pergunta que fica é “quem é encontrado nessas buscas?”

 

Qualquer um que esteja no Google e/ou no Tripadvisor (plataforma, muito utilizada por quem está em viagem ou pretende viajar). E assim, mesmo seu estabelecimento sendo um local físico, a presença digital é imprescindível para atrair novos Clientes.

 

Esses mecanismos servem como uma vitrine para seu estabelecimento e ambos permitem a avaliação dos Clientes. Então, além da comida e do local, o atendimento também deve ser uma preocupação para quem quer sempre ter boas avaliações.

 

Portanto, é importante conhecer as plataformas do mercado que ´podem te auxiliar nisso:

Google Meu Negócio

É uma ferramenta gratuita que permite a promoção do seu Perfil de Negócio e site na Busca do Google e no Google Maps. Com ele, você pode interagir com Clientes, manter suas informações sempre atualizadas, publicar ofertas e promoções, identificar como as pessoas encontram seu perfil, entre outros. E é bem fácil de se cadastrar.

Tripadvisor

É uma excelente opção se seu restaurante fica em cidades turísticas, próximo a estradas ou ainda em uma grande cidade. Com uma tecnologia de busca sofisticada, essa ferramenta pode ajudá-lo a conquistar Clientes quando eles estiverem pesquisando por informações em sua localidade. O cadastro é gratuito e online. Mas eles têm regras do tipo de estabelecimento que se encaixam em restaurantes, vale dar uma lida antes.

Mas e seus Clientes atuais? Como fazer para que voltem mais vezes?

Além desses dois recursos citados acima, existe a possibilidade dos famosos programas de fidelidade. Eles vieram para mudar a experiência de relacionamento entre seus clientes e sua empresa, pois entrega vantagens para ambas as partes.

Vantagens para seu restaurante: dados de contatos e de transações dos Clientes, canal de contato direto com eles para envio de mensagens e promoções (WhatsApp e e-mail marketing, por exemplo) como incentivo ao aumento de frequência e gasto médio.

 

Vantagens para seus Clientes: acúmulo de pontos, brindes, vantagens exclusivas, descontos e muito mais.

 

Os programas de fidelidade em geral funcionam da seguinte maneira: O cliente faz um cadastro online ou no seu restaurante, realiza uma compra, ganha pontos ou cashback e troca por descontos ou vantagens exclusivas. E ao se cadastrarem, ficam aptos a receberem promoções e avisos dos benefícios que possuem, como saldo de cashback para a próxima compra ou brindes disponíveis no estabelecimento.

Esteja você também onde todo mundo está, no mundo virtual. E aproveite as vantagens que ele pode trazer ao seu negócio.

 

O público está de olho nesses sites e plataformas, principalmente nas avaliações dos outros clientes, sendo fundamental o posicionamento do seu estabelecimento nas avaliações de forma educada e sempre atento para as melhorias indicadas e possíveis reclamações também.

 

Lembre-se: uma nova vitrine nunca é demais! Quanto mais pessoas souberem do seu estabelecimento e melhor for sua nota, mais Clientes você conquistará. E quanto mais se empenhar em fidelizar esses Clientes, mas seu restaurante vai faturar. Por isso, nós da Agência 4F estamos prontos para te ajudar! Marque já, uma conversa conosco e tenha você também uma vitrine para seu negócio no mundo digital!